quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Os Cães e o Reino de Deus.

(Cães selvagens mencionados na Bíblia)



Paz Queridos!

Conversando ontem pela manha com a Sandra (minha esposa), ela leu para mim os versículos 10 e 11 de Isaías 56.
"10 -Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono.
11 - E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte."

Hoje procurei ler e entender um pouco mais sobre a passagem. Pude perceber, que os cães, no contexto bíblico, não tem a mesma conotação de "amigos" que tem nos dias de hoje.

Lembremos que, com exceção de uma passagem, quando os guerreiros de coragem são os que, na história de Gideão, bebem água como os cachorros (Juízes 7:5), a Bíblia representa os cães de uma maneira bastante negativa, bem diferente dos tempos mais recentes em que eles se tornaram animais de estimação no âmbito das famílias. A visão bíblica repercute, no plano dos símbolos, o fato de os cães, nos tempos antigos, estarem apenas semidomesticados. Em Israel, por exemplo, os que não estavam a serviço da agropecuária (Isaías 56.10, Jó 30.1) se alimentavam do que encontrassem pelos campos e cidades, fossem restos de comida (Lucas 16.21) e até de cadáveres (1Reis 14.11, Salmo 59.6,14), como fizeram com o corpo da rainha Jezabel (2Reis 9.10).

Encontrei os textos que dizem:

João escreve em Apocalipse 22.14,15:

“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.”

Assim como Paulo alerta em Atos 20.29 e em Filipenses 3.2, respectivamente

"Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho"

”Guardai-vos dos cães; guarda-vos dos maus obreiros.”

Com estes textos, concluímos que aqueles chamados de Cães, por seu comportamento, estão no meio da igreja,  porém não fazem parte do Reino.

Mas como saber que é deles que a Bíblia fala?

Ora, basta julgar pelos frutos que eles estão produzindo. Os frutos dos quais Cristo fala, não é a conversão das almas pelas suas pregações, coisa que na verdade nunca  acontece. Não são os milagres ou maravilhas que porventura eles produzam. Tampouco por suas profecias ou supostas credenciais de "HOMENS DE DEUS", pois tudo isso é reprovado pelo Senhor na sua vinda, por não se constituírem em sinais que os identifiquem como sendo homens de Deus. 

Os frutos que deveríamos observar na vida daqueles que se dizem homens de Deus estão descritos na Epístola aos Gálatas 5.22 como sendo: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio. 

No entanto o que se vê nos atuais bispos, apóstolos, missionários, pastores e pregadores, é avareza, ganância, invejas, inimizades, partidarismo, idolatria, traição ao Evangelho de Cristo e abominável engano! A base para o julgamento destes impostores não são, como já dissemos, os milagres e maravilhas supostamente operados por eles, mas sim, a omissão, a falta das boas obras e da prática do bem, coisas que não se vê na vida da maioria deles, mas tão somente a exploração dos miseráveis, já castigados com inúmeros males próprios deste mundo sem Deus. Males estes que podiam muito bem ser aliviados se houvesse amor e dedicação ao próximo conforme o julgamento de Cristo que diz: “Apartai-vos de mim, MALDITOS para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.” Mateus 25.42,43. 

Se não são eles os destinatários de tão terrível maldição vinda dos lábios de Cristo, quem seria então? Seria eu ou você? Pense, ore, procure a verdade e não se deixe enganar pelo exterior. O que contamina e condena o homem, é o que está em seu interior, e seus frutos são conhecidos através daquilo que sai de seu coração.

Oro para que a Igreja não seja guiado por cegos, em direção ao abismo...

nEle,

Rafa Cardoso

0 comentários:

Postar um comentário