domingo, 23 de agosto de 2009

"O dia em que eu quis chorar"


Não posso negar, muitas são as dádivas de Deus para nós. A mesa farta, a saúde de nossos familiares, a segurança e o conforto de nossa igreja… Como é bom cantar louvores!

Para a ciência, a felicidade é orgânica. Uma mistura química exata que nos motiva e dá satisfação. Se a felicidade é mesmo isso, a Bíblia menciona com exatidão os momentos de prazer, de intensidade, de alegria, de real felicidade. Mas ela também fala dos “dias em que não temos contentamento”.

Assim como tão intenso são nossos momentos de felicidade, nossos instantes de dissabor também o são! E por que saltá-los como se eles não fizessem parte de nós? Por que os ignorar?

O Espírito Santo sabe que muitas vezes você quis chorar! Quis chorar porque seu esforço pareceu em vão! Por causa de uma pessoa amiga que perdeu subitamente ou porque está incrivelmente deprimido e sentindo-se só!

Esperamos nesses momentos que Deus nos fale de todas as maneiras possíveis, o que mais queremos é que Ele nos dê direção. E sabe de uma coisa? O que mais Ele faz nesses momentos difíceis é nos dá direção.

Chorar é um sinal de que tudo está ficando mais difícil de suportar. Chorar é um desabafo e ninguém poderá julgá-lo por desabafar! O fato é que você pode ter a mesa farta, pode ter saúde dentro de sua família, pode ter tudo, ou quase tudo, mas Deus sabe que você quer algo além disso. Uma coisa que faça a diferença só para você. E é essa coisa que lhe faz feliz. O incrível é que sempre pensamos: “Por que Deus me daria isso? Ele não poderá me dar algo segundo minha vontade. É a dEle que será feita!” Só que esse tipo de pensamento quase sempre quer dizer: “Ele não se importa com a minha vontade, só com a dEle e por que vou me desgastar? É só a vontade dele que será feita mesmo!”

Dizer que Deus está acima de tudo e que Ele não se importa conosco é torná-Lo egoísta e insensível. Imperfeições que Ele não possui! O egoísmo é nosso em dizermos coisas horríveis como: “Ele não se importa”, porque nós – e não Ele – é que somos insensíveis.

O conflito entre a nossa vontade e a de Deus não deveria existir. A vida do cristão deveria se harmonizar com a vontade de Deus e não chocar-se com ela. E quando falamos desse assunto vamos mais longe. Quando algo ruim nos acomete pensamos em destino, afirmamos para nós mesmos que aquilo já estava pré-determinado a acontecer, que não há como escapar de nosso “destino”.

Deus nos fez livres e podemos escolher nosso caminho, nada de ruim está “programado, ou destinado” a acontecer. Se algo ruim nos acontece, ou se estamos em uma má fase, é preciso refletirmos se estamos em harmonia com a vontade de Deus, se estamos dentro de seus propósitos! Por outro lado, é preciso enfatizar que a “má fase”, ou o momento de dissabor não significa que estamos fora de Sua vontade, até Jesus teve seus momentos de dor e Ele estava completamente dentro da vontade de Deus. O que quero dizer é que sofremos muito por não ouvirmos Deus, sua direção e sua vontade, mas o sofrimento vem também sobre os obedientes e sobre os santos.

Quando nos entristecemos ficamos à beira da desesperança, e crer que Deus nos dará exatamente aquilo que precisamos pode parecer algo proibido! Nesses momentos em que ficamos extremamente sensíveis, ficamos também resistentes e lamentavelmente nos tornamos desobedientes. A nossa resistência nos torna rudes, sem fé, dizemos coisas horríveis para nós mesmos, para as pessoas próximas, ferimo-nos e a elas também, e nossa resistência acaba por nos levar a desobedecer. Não ficamos quietos, queremos agir, queremos que as respostas cheguem logo e se elas não chegarem damos um jeito para que isso aconteça o mais rápido. Movemos as circunstâncias, mentimos, manipulamos situações, brincamos com o nosso respeito próprio. O fato é que nos humilhamos mais um pouco e quando vemos, estamos chorando outra vez; mais intensamente agora! E a volta para o ambiente de dor e angústia é duplamente pior e quase sempre pára no silêncio e na decepção.

Deus não quer que você vá por esse caminho, a ponto de não mais acreditar em nada! De deixar de lutar, de parar completamente a jornada! Seja qual for o motivo, ele não será grande demais para Deus, tenha a certeza disso! Se os dias em que não temos contentamento chegaram, saiba que a mesma Bíblia que os menciona, também diz que o choro pode durar uma noite, mas a alegria sempre vem pela manhã.

Anderson Rogério de Souza
Membro da Igreja Batista do Tirol – Belo Horizonte
andersonrogerioars@bol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário