quinta-feira, 14 de julho de 2011

ISRAELENSES DISCUTEM A PRÓXIMA GUERRA ENQUANTO ESPERAM PAZ



Na noite terça-feira o popular programa de debates na TV israelense, comandado por Oded Schachar, tratou da “próxima guerra” em Israel. A questão que foi levantada foi se Israel estava preparado para a próxima guerra em que a frente doméstica provavelmente seja atacada sob forte fogo de foguetes. Durante a Segunda Guerra do Líbano, em 2006, a frente doméstica não estava preparada, as lideranças políticas e militares não tinham metas definidas para a guerra e vacilaram na tomada de decisões, e os soldados da reserva muitas vezes ficaram presos em campos militares com equipamentos desgastados e inúteis.

Schachar convidou um general, um conselheiro de segurança nacional, um rabino, e dois pareceristas especialistas para debater esta questão muito preocupante. Foi a confiança do público na liderança política e militar restaurada, e as mudanças necessárias foram feitas para treinar e equipar o exército e preparar a população civil?

Embora houvesse algum desacordo, a opinião geral era que as lições haviam sido aprendidas e Israel estava muito mais preparado hoje do que estava em 2006. Um relatório de uma base do exército mostrou como um novo sistema tinha sido implementado para garantir que os soldados da reserva recebam um novo equipamento funcional e estejam prontos para a guerra dentro de 24 horas a partir de sua convocação . Todos os anos desde 2006, exercícios de abrangência nacional são realizados para treinar a população civil em como eles devem se comportar caso irrompa uma guerra. Uma nova pesquisa mostrou que 85% acreditavam que a IDF iria ganhar uma guerra contra Hezbollah hoje. A confiança pública na liderança política para fazer as decisões corretas estava menos otimista com 62% respondendo de maneira positiva aqui.

O antigo chefe da Segurança do Comitê Nacional, Uzi Dayan, disse, que a confiança na IDF e na liderança política vai aumentar uma vez que o que povo vê ali é a vontade de ganhar a guerra. Isso, como Dayan considera, foi o fracasso da Segunda Guerra do Líbano e também da Guerra de Gaza. O povo israelense está disposto a levar as perdas se tiver um propósito.

Leia mais sobre o assunto

Deus abençoe.

0 comentários:

Postar um comentário