sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Falsos Mestres...



Mateus 24, 23-25 – “Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui ou ali, não lhe deis crédito, porque surgirão falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito.”
REFLEXÕES – É confortador observar como as palavras de Jesus cumprem-se em nossos dias. Espere ai, dirá você! O que tem de confortador verificar a proliferação hodierna dos falsos profetas?
Claro que isto nada tem de positivo em si. O que conforta é a certeza de que as palavras do Nosso Senhor não deixam de se cumprir em toda a sua extensão. O mesmo Jesus que fez a previsão relatada por Mateus, 24, 24, é aquele que nos prometeu: como lemos em 28, 20: “…e eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos. Amém!”
Sim, se por um lado verificamos que os falsos cristos e falsos profetas invadem o nosso tempo, temos a palavra “Do Mestre” de que estaria conosco todos os dias. E ele de fato está! E nós o que somos? Será que efetivamente somos os escolhidos? Uma coisa sabemos, um dia cremos e confessamos a Jesus Cristo como nosso único Salvador e Senhor. E isto é penhor de salvação. Somos, pois os escolhidos. Atentemos, todavia, para uma frase no contexto da predição relatada por Mateus: Jesus, referindo-se a quem seria enganado pelos falsos profetas, condiciona: SE POSSIVEL FOSSE, ENGANARIAM ATÉ OS ESCOLHIDOS!
Então não é possível aos impostores enganar os escolhidos! Mas e se algum de nós se deixa levar por pretensos prodígios e milagres? Creio que não há como fugir à conclusão: deixamos de ser os escolhidos, embora sempre haja tempo para voltarmos atrás e reconhecemos o verdadeiro Cristo, que disse: “Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?” Mateus 7, 16. Por isso somos os escolhidos: porque temos a palavra do Mestre para podermos distinguir entre os verdadeiros e os falsos pastores e líderes.
O único e seguro instrumento que temos para identificar os usurpadores do nome de Cristo é a vida e os frutos dos que se nos apresentam como profetas do Senhor Jesus e seus doutrinados.
Infelizmente muitos estão sendo enganados por estelionatários espirituais. Esses tais produzem verdadeiras maravilhas que são como aquele doce que acaba seduzindo a criança que futura integrante da imensa lista de desaparecidas em nosso país. O diabo também faz coisas grandiosas. Ele não pode tudo, mas é um grande imitador. Então a única proteção que temos é nos deixarmos envolver pelo Espírito Santo para podermos discernir os frutos de tais pretensos mestres. Quem de nós já não ouviu o testemunho: “mas eu fui em tal lugar e estou bem melhor da minha doença”? Engano. O que o Diabo dá com uma das mãos ele tira com as duas logo após, ato contínuo e sujo.
O que é mais perverso em tudo isso é que os falsos profetas não se apresentam como muitos pintam o diabo; com chifres e rabo, como essa imagem era passada na idade média. Eles são pessoas até de fala mansa e voz sedutora. Usam o nome de Jesus, oram, e como disse o Senhor, fazem grandes prodígios e sinais. Então o que nos resta? Cautela é a palavra! Vamos analisar a vida desses mestres e a dos que com eles estão. Seus atos fora da igreja são condizentes com a Palavra de Deus? Produzem eles os frutos do amor, mandamento maior do verdadeiro Cristo?
Que o Senhor Jesus nos ajude a discernir!
nEle, que revela todas as coisas aos seus Escolhidos.
Rafa Cardoso

0 comentários:

Postar um comentário