sexta-feira, 2 de julho de 2010

Vigilantes


Certa vez a mulher estava cobiçando a árvore quando ouviu uma voz que disse:
 "É assim que Deus disse não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher á serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos; Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus; Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse a mulher: Certamente não morrereis, porque Deus sabe que no dia que comerdes se abrirão os vossos olhos e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. Genesis, cap. 3, vers. 1 a 5." Um diálogo muito perigoso estava acontecendo naquele momento, o diabo usou a serpente para tentar seduzir a mulher, pois era o animal mais atraente que Deus tinha criado.


As pessoas boas às vezes são surpreendidas num pecado (Gálatas 6:1). Em nossa vida cristã, aprendemos bem rápido que, embora procuremos não cair e tropeçar, isso acontece. Essa descoberta pode ser esmagadora, se não tomarmos cuidado. O que devemos perceber é que homens como Noé, Abraão, Moisés, Davi e Pedro foram homens bons. Ainda assim, todos pecaram, e alguns flagrantemente. Ter ciência de que ninguém está totalmente livre do pecado ajuda-nos a enxergar as coisas pela perspectiva correta (1 João 1:7).

A palavra nos diz: Pois em Cristo somos nova criatura II Cor. 5:17 A sua velha natureza , seus desejos, pensamentos, atitudes, sua forma de agir não existe mais . Pois a partir do momento em que aceitamos a Cristo, nós passamos a agir como ele, pensar como ele e sermos guiados pelo Espírito Santo de Deus.

Em Miquéias 7:8 lemos: "Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei". Isso é decisão! Salomão escreveu em Provérbios 24:15-16: "Não te ponhas de emboscada, ó perverso, contra a habitação do justo, nem assoles o lugar do seu repouso, porque sete vezes cairá o justo e se levantará". Isso se chama determinação!

As Escrituras estão repletas de admoestações aos cristãos para se manter firmes e procurar não cair. Pedro adverte-nos para não sermos "arrastados pelo erro desses insubordinados" e cair "da vossa própria firmeza" (2 Pedro 3:17). Você já observou pedreiros erguendo um edifício de vários andares, andando de uma viga para outra, centenas de metros acima do chão? Eles devem sempre ter o cuidado de não perder o equilíbrio, escorregar na direção errada e cair. O nosso adversário, o diabo, usa toda tentação que ele pode conseguir e todo engano imaginável para fazer-nos cair, tropeçar e desistir.

Manifestaremos o fruto do Espírito na medida em que nos rendermos, se formos obedientes à obra do Espírito Santo dentro de nós. Percebemos que há importantes caminhos que podem atrair nossas vidas sendo ungidos e guiados pelo Espírito santo.

Assim, Pedro nos admoesta: "Sede sóbrios e vigilantes" (1 Pedro 5:8). Precisamos ser como esses pedreiros precisamos prestar atenção em onde andamos, estar atentos. Por quê? Ninguém está tentando empurrar o pedreiro de cima do andaime, mas ainda assim ele precisa tomar cuidado!

Satanás está sempre tentando nos tirar de cena. Precisamos todos ser sóbrios e vigilantes e fazer todo o possível para não cair.

Todo trabalho do homem é para a sua boca, e, contudo, nunca se satisfaz a sua cobiça. Eclesiastes 6:7

Davi diz em Salmo 103:14: "Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó". Não, Deus não deixa de ver as nossas imperfeições, mas ele entende que as tenhamos. E foi sabendo disso que foi impulsionado a enviar o seu Filho para morrer na cruz em nosso lugar. Que coisa boa para se pensar!
Se Deus tivesse dado a cada um de nós só uma oportunidade, ou mesmo duas jamais conseguiríamos. Temos um sumo sacerdote misericordioso, bem como um Pai de perdão, e realmente não há desculpas para qualquer um de nós desistir. (Hebreus 4:14-16).

Conforme a palavra.

Bom final de semana.

Márcia  Patricio

0 comentários:

Postar um comentário